Alunos batem porta em porta oferecendo árvores em Nova Friburgo

Imprimir esta página

Por Alex Sandro Santos

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental, Alex Santos, gestor de projetos e comunicação da EcoModas, foi procurado pela Claudia Campos da Silva, diretora da E. M. Hermnegildo Gripp, localizada em Amparo, onde propôs um projeto ambiental em conjunto.

Foram mais de 2 meses tecendo o projeto através de trocas de mensagens via whatsapp e facebook até que o mesmo ganhasse vida. No início, a escola queria apenas algumas mudas de árvores cultivadas pelo Viveiro Educandário da EcoModas para desenvolver uma doação para os alunos, contudo Alex salientou a relevância de envolver as crianças e comunidade dentro desta causa ambiental.

Como as mudas do Viveiro Educandário ainda estão em fase de desenvolvimento, Alex propôs de fazer algo novo: junto com alguns educadores, os alunos iriam bater porta em porta e ver quem gostaria de ganhar uma muda para que fosse plantada em seu próprio quintal. Assim a muda teria mais chances de ser cuidada e crescer, além de envolver diretamente as crianças e toda comunidade. Cláudia aceitou a proposta de Alex, criou um formulário de cadastro para se saber quantas árvores serão necessárias de serem recolhidas no Viveiro Educandário localizado no Parque Municipal, em Cascatinha.

O Projeto “EcoModas: Educando e florescendo bairros” já iniciou os trabalhos. Tal nomenclatura, vale lembrar, contou com a participação da Cláudia e também de Alex, e que foi aprovada por Adriana Santos – responsável pela gestão de qualidade e desenvolvimento de produtos da EcoModas. Logo na primeira visita dos alunos, 35 casas já aceitaram participar do projeto e receberão uma muda de árvore. Duas espécies serão distribuídas nesta ação: Ipê-amarelo e Açaí-da-mata-atlântica (Palmito-juçara). Nos próximos dias, os alunos irão percorrer outras casas em Amparo.

"É uma grande alegria poder contribuir com a realização deste projeto em Amparo que é um lugar que muito aprecio por sua tranquilidade e história. Acredito que será um modelo para ser replicado em outros bairros de Nova Friburgo, pois, mais do que plantar árvores, queremos envolver as pessoas dentro deste conceito de preservação do meio ambiente. Fazer ações compartilhadas só aumentam as chances para que este tipo de iniciativa se torne sucesso. Estamos sempre em busca de parceiros que possam nos ajudar na expansão das nossas ações em prol do desenvolvimento sustentável” – disse Alex.

Depois que os alunos visitarem todas as casas do mapa proposto pela própria escola, serão recolhidas as mudas no Viveiro Educandário. Estes alunos envolvidos na doação das mudas para a comunidade de Amparo, serão os mesmos que irão visitar o referido viveiro e que encherão novos cones de linhas utilizando terra, barro e composto orgânico para que se produzam novas mudas de árvores.

“Agradecemos a Escola de Amparo e toda a sua diretoria por acreditar no trabalho socioambiental da EcoModas. Queremos ir muito mais longe, pois pensamos e vivemos ‘sustentabilidade’ praticamente 24hs por dia. Estamos buscando por um terreno próprio para que possamos não somente implantar a sede ecológica da EcoModas para o desenvolvimento da nossa moda sustentável, como também temos como meta ampliar grandemente a quantidade de árvores de nosso viveiro visando doá-las para o plantio em toda Nova Friburgo” – concluiu Adriana.

Fotos dos alunos: Divulgação – Cláudia

 !   Alex Sandro Santos

Alex Sandro Santos é Repórter-fotográfico/jornalista matriculado pela
Federação Nacional da Imprensa e registrado pelo Ministério do Trabalho.
Gestor de Projetos, Meio Ambiente e Comunicação da EcoModas. Apaixonado por marketing e conteúdos sustentáveis, além de aprendiz de moda.

Fonte: www.ecomodas.com.br
Comentários

Outros artigos publicados:

Sapatilha Ecológica da EcoModas “chega chegando”
Sapatilha Jeans Ecofashion EcoModas. Conforto e sustentabilidade caminhando juntos
Vida e morte serão lembradas com plantio de árvores em Friburgo, RJ
EcoModas recebe certificado Selo Verde por honra ao mérito
Após queimada, Morro do Teleférico receberá bombas de sementes da EcoModas
HiTech Química Doa Jeans E Material De Tingimento Para Projeto Sustentável Da EcoModas
Dia da natureza é comemorado de forma inusitada pela EcoModas em Friburgo
Batalhão da Polícia Militar abrigará nova base do Viveiro Educandário da EcoModas

Árvores serão "esquecidas" na principal praça de Friburgo para marcar o Dia da Árvore