Prefeitura lança Identidade Animal durante Feira de Adoção
Imprimir esta página

Dando prosseguimento à Semana Municipal dos Animais, a Prefeitura de Macaé, através secretaria de Saúde vai lançar neste sábado (7), de 9h às 17h, durante a Feira de Adoção de Cães e Gatos, no Parque da Cidade, a ‘Identidade Animal’. O documento que consiste numa carteira numerada com dados como o nome do animal, sexo, informação sobre se está castrado e dados do proprietário, além da data de expedição, será um RGA - Registro Geral do Animal.

O objetivo é documentar e comprovar a identidade do pet e de seu dono e poderá ajudar na busca de um animal em caso de perda ou fuga, facilitar o transporte em viagens, além de ajudar na identificação da posse do animal. “A finalidade é exatamente a de proteger os animais de estimação, porque a partir do momento que damos a eles uma identificação, estaremos criando um cadastro que visa a proteção e promoção da saúde do animal”, pontuou o coordenador de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, da secretaria de Saúde, Rafael Amorim.

Ele explicou que a política pública de registro dos animais alinhada à promoção de saúde e Controle Populacional monta um tripé de regulação com vistas a posse responsável, o que é primordial para a saúde preventiva humana, uma vez que os animais bem tratados deixam de estar nas ruas e ser potenciais vetores de Zoonoses. “O lançamento na Feira de Adoção é positivo porque agrega proprietários, protetores e pessoas interessadas em adotar um animal doméstico, que ao oferecer um lar para os cães e gatos em situação de vulnerabilidade na cidade, poderão fazer de imediato sua identificação”.

Os cães e gatos disponíveis para adoção são adultos castrados, vacinados e filhotes. Durante o evento haverá vacinação contra a raiva para os que ainda não foram imunizados e que se encontrarem no local. Para adotar animais de estimação as pessoas devem ser maiores de 18 anos, portando RG, CPF e comprovante de residência. No ato da adoção será assinado termo de responsabilidade pela adoção, ficando o adotante responsável pela guarda, alimentação e bem-estar do animal.

No sábado (7) haverá ainda uma Mesa Redonda com o tema “Saúde Animal”. A Feira de Adoção continua até domingo (8), no Parque da Cidade.
___________________________________
Jornalista Lourdes Acosta DRT/MTE 911MA.
Macaé, 06/10/2017.

 !   Lourdes Acosta


Lourdes Acosta é jornalista profissional, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e pós-graduada pela UCAM/RJ em Comunicação Empresarial. É autora de milhares de matérias jornalísticas, destacando-se nos últimos anos na área ambiental e gestão das políticas sociais com ênfase aos desafios enfrentados pela sociedade civil, através de artigos educativos e informativos veiculados em jornais impressos e eletrônicos da Região. Atualmente, redige sobre políticas culturais institucionais e descentralizadoras. É assessora de imprensa, editora/redatora de revistas e jornais impressos/eletrônicos e produtora de Rádio e TV. Reside atualmente, em Macaé/RJ.

Comentários

Outros artigos publicados: