[NOTA OFICIAL]
Imprimir esta página

O Coletivo de Jornalistas de Macaé se posiciona contrário a todas as iniciativas que se dizem jornalísticas e, de certa forma, tentam enganar a população ferindo o Código de Ética da nossa profissão. Suas postagens acabam induzindo a interpretações enganosas e até desinformando o leitor, através de apurações superficiais e com fontes duvidosas.

Ser jornalista é ter compromisso com a verdade, é ouvir todos os lados envolvidos na matéria, é ter responsabilidade com a apuração, com o assunto a ser divulgado, com a fonte e, principalmente, ter compromisso com o seu leitor. O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros diz, em seu Capítulo II, Art. 4º: o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação.

O Coletivo alerta que é preciso responsabilidade para informar, como diz o Capítulo III, Art. 11, do já citado Código de Ética: o jornalista não pode divulgar informações: I - visando o interesse pessoal ou buscando vantagem econômica; II - de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes.

Para nosso grupo, a informação deve ser tratada com responsabilidade, realidade aprendida pelo profissional de jornalismo e desconhecida por aquele que apenas se intitula sem, no entanto, ter a capacitação para exercer a profissão.

O Coletivo de Jornalistas de Macaé é composto por mais de 100 jornalistas diplomados, que atuam em Macaé e região, e possuem compromisso com a profissão, com o seu público e com a verdade.

Por um jornalismo sério e comprometido com os interesses sociais!

#jornalistascomdiploma #éticanojornalismo
Macaé, 28/10/2017.

 !   Lourdes Acosta


Lourdes Acosta é jornalista profissional, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e pós-graduada pela UCAM/RJ em Comunicação Empresarial. É autora de milhares de matérias jornalísticas, destacando-se nos últimos anos na área ambiental e gestão das políticas sociais com ênfase aos desafios enfrentados pela sociedade civil, através de artigos educativos e informativos veiculados em jornais impressos e eletrônicos da Região. Atualmente, redige sobre políticas culturais institucionais e descentralizadoras. É assessora de imprensa, editora/redatora de revistas e jornais impressos/eletrônicos e produtora de Rádio e TV. Reside atualmente, em Macaé/RJ.

Comentários

Outros artigos publicados:

FSMA manifesta seu apoio à luta do Coletivo de Jornalistas de Macaé e Região
Legislativo macaense se posiciona favorável à luta do Coletivo de Jornalistas
Tribuna Cidadã da Câmara recebe Coletivo de Jornalistas e Ciemh2 nesta quarta
Dia da Consciência Negra movimenta Macaé para discussão e reflexão
Programa Municipal de castração de cães e gatos amplia cadastramento
Macaé de destaca com índice satisfatório no combate ao Aedes aegypti
Seminário traz Comissão de Assuntos Econômicoas do Senado Federal a Macaé
Vicentinos promovem Dia das Crianças na Glória
Prefeitura lança Identidade Animal durante Feira de Adoção