Programa Municipal de castração de cães e gatos amplia cadastramento
Imprimir esta página

Respaldada na nova legislação federal (Lei 13.426/2017) que criou uma política de controle de natalidade de cães e gatos no Brasil, a Prefeitura de Macaé, através do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (PCPCG) amplia o cadastramento para castração gratuita a medida que começa a partir desta semana a abranger mais um grande setor da cidade.

Até agora, os moradores do setor 1 (Lagomar, Barreto, Engenho da Praia, Ingazeira, Cabiúnas, Jardim Franco, Planalto da Ajuda, Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo, Bosque Azul, Verdes Mares, Imburo, Águas Maravilhosas ) já vinham sendo beneficiados com o cadastramento, que sendo aprovado, indica para a castração, garantindo o controle de natalidade de cães e gatos nessas localidades. Com a ampliação, o programa atinge o setor 2, compreendido pelo Parque Aeroporto, Vila Badejo, Jardim Carioca, Jardim Esperança, Piracema e Novo Eldorado.

O cadastro está sendo efetuado na primeira Unidade de Castração de Cães e Gatos de Macaé, localizada no Lagomar, Avenida W 5, onde funciona o Posto de Abastecimento e Combate ao Aedes (PA) do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses. A Unidade, que funciona de segunda à sexta-feira no horário comercial é o primeiro posto de controle populacional animal da cidade.

Para se cadastrar os proprietários de animais de estimação devem apresentar documentos como CPF, comprovante de endereço e o Número de Inscrição Social (NIS). Após a verificação dos dados e comprovado o enquadramento nos critérios do programa, bem como as plenas condições do animal, o proprietário é contatado para a marcação da cirurgia.

O que é o NIS - O Número de Inscrição Social, mais conhecido como NIS, é um número que identifica os trabalhadores brasileiros e cidadãos cadastrados em programas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros vinculados ao Governo Federal.

Para quem não trabalha o NIS poderá ser obtido através da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), cadastro que coleta informações sobre quem vive em situação de pobreza e promove a melhoria da vida dessas famílias. O CadÚnico é feito num CRAS - Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua residência. Os critérios para inclusão são: Renda por pessoa de meio salário mínimo ou até três salários mínimos de renda familiar e apresentação de RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, Comprovante de residência, Declaração de Escolaridade, Telefone de Contato.

De acordo com o Coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais, Rafael Amorim, o cadastramento é uma fase inicial para a castração de cães e gatos, um procedimento que garante o controle da natalidade. "Nossa meta é que as intervenções cirúrgicas avancem em direção a outros bairros onde há maior população de cães e gatos para evitar o surgimento de mais animais em situação de rua. Precisamos atender as pessoas de menor poder aquisitivo que não conseguem pagar um procedimento cirúrgico como esse, por isso vamos ampliar o cadastramento”.
___________________________________________________________
Jornalista Lourdes Acosta CCZ – DRT/MTE 911/MA - Macaé, 13/11/2017.

 !   Lourdes Acosta


Lourdes Acosta é jornalista profissional, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e pós-graduada pela UCAM/RJ em Comunicação Empresarial. É autora de milhares de matérias jornalísticas, destacando-se nos últimos anos na área ambiental e gestão das políticas sociais com ênfase aos desafios enfrentados pela sociedade civil, através de artigos educativos e informativos veiculados em jornais impressos e eletrônicos da Região. Atualmente, redige sobre políticas culturais institucionais e descentralizadoras. É assessora de imprensa, editora/redatora de revistas e jornais impressos/eletrônicos e produtora de Rádio e TV. Reside atualmente, em Macaé/RJ.

Comentários

Outros artigos publicados:

FSMA manifesta seu apoio à luta do Coletivo de Jornalistas de Macaé e Região
Legislativo macaense se posiciona favorável à luta do Coletivo de Jornalistas
Tribuna Cidadã da Câmara recebe Coletivo de Jornalistas e Ciemh2 nesta quarta
Dia da Consciência Negra movimenta Macaé para discussão e reflexão
[Nota Oficial]
Macaé de destaca com índice satisfatório no combate ao Aedes aegypti
Seminário traz Comissão de Assuntos Econômicoas do Senado Federal a Macaé
Vicentinos promovem Dia das Crianças na Glória
Prefeitura lança Identidade Animal durante Feira de Adoção