Cachoeiras
É sempre um passeio agradável em meio a mata Atlântica com uma fauna e flora muito ricas em espécies. Horário de Visitação das 8:00 ás 17:00 hs no Escorrega e até as 16:00hs na parte superior onde estão as outras cachoeiras. O valor do ingresso cobrado pelo proprietário do Sítio Bambu é de R$ 10,00 (dez reais) por todo o dia. Estão isentos os moradores do Sana cadastrados, crianças até 12 anos e idosos.
Não é permitido:
• acesso de animais domésticos;
• isopores, caixas e similares que sirvam para acondicionar mercadorias e produtos;
• bebidas alcoólicas;
• objetos de vidro;
• aparelhos ou instrumentos de som que promovam ruídos elevados;
• churrasqueiras;
• barracas de acampamento;
• produtos que venham causar riscos de incêndio;
• óleos bronzeadores.

:: Cachoeira da Flor - Córrego São Bento ::

Uma surpresa a cada passo em meio a exuberância da Mata Atlântica.

:: Poço da Flor - Córrego São Bento ::

Uma surpresa a cada passo em meio a exuberância da Mata Atlântica logo abaixo da Cachoeira da Flor.

:: Cachoeira Mãe - Córrego Peito de Pombo ::

A mais conhecida queda d'água do rio Peito de Pombo no Sana. No verão abrasador das grandes cidades é grande a afluência de turistas na região à procura desta beleza natural como se fosse uma praia das cidades litorâneas mais conhecidas. Em sua base dá para várias pessoas ficarem tomando banho de sol e onde todos querem arriscar a pular da pedra da mãe. O salto desta pedra é em torno de 12 metros de altura, calculados da pedra até o espelho d'água logo abaixo. A cachoeira leva este nome em razão de sua semelhança à imagem de Nossa Senhora, a mãe de Jesus. O poço apresenta ótima visibilidade em suas águas límpidas onde você poderá se divertir sem correr perigo.

:: Cachoeira das Andorinhas - Rio Andorinhas ::

Na cabeceira do Sana - rio Andorinhas, você poderá encontrar esta cachoeira, bastando subir um pouco pelo rio. Tem esse nome porque geralmente no verão aparecem andorinhões em migração e fazem ninho por lá. É proibido a entrada de churrasqueiras e cães. A propriedade é particular.

:: Cachoeira das Sete Quedas - Córrego Peito de Pombo ::

Parte integrante do circuito das águas esta cachoeira tem este nome por apresentar em seu curso uma queda d'água representada em uma escadaria natural. No verão esta cachoeira fica pra lá de povoada, quase impossível de se curtir ou para tirar uma boa foto. Dá para entrar embaixo das quedas d'água e sentir como se estivesse atravessando um tubo.

:: Cachoeira Filho - Córrego Peito de Pombo ::

Esta cachoeira fica entre a do Pai e da Mãe, mas só tem acesso a ela quem faz o chamado "circuito das águas" e vier pelo meio da Cachoeira-Pai, um caminho perigoso e não aconselhável para crianças. Ela tem outro tobogã que leva direto para o poço da Cachoeira-Mãe. Sua descida é muito emocionante e rápida, mas, radical a ponto de provocar escoriações nas costas. Indicado apenas para quem está instruído e acompanhado por alguém que conhece.

:: Cachoeira Pai - Córrego Peito de Pombo ::

No rio Peito de Pombo, é uma queda d'água com 16 metros de altura e possui uma queda livre de sete metros de altura, a água é clara e transparente com baixa temperatura, além de ter uma piscina natural que se assemelha a um poço, e está cercada pela mata atlântica. Acesso por trilhas abertas e sinalizadas.

:: Cachoeira do Segredinho - Córrego São Bento ::

Uma surpresa a cada passo em meio a exuberância da Mata Atlântica.

:: Cachoeira do Segredo - Córrego São Bento ::

Localizada nos Altos de São Bento e é preciso guias para se chegar até elas além do pagamento de taxa de visitação aos proprietários.

:: Cachoeira do Silêncio - Córrego São Bento ::

Nos Altos de São Bento, uma surpresa a cada passo em meio a exuberância da Mata Atlântica.

:: Cachoeira do Vaguinho - Rio Andorinhas ::

Com grau de dificílimo acesso. Radical mesmo. Situada nos Altos da Cabeceira do Sana, a 820 metros de altitude, em meio à Mata Atlântica, só podendo ser visitada com acompanhamento do guia Vaguinho (único guia a fazer este serviço). Informações na Cabeceira do Sana na entrada da Cachoeira das Andorinhas.
:: Cachoeira Escondida - Córrego São Bento ::

Localizada nos Altos de São Bento e é preciso guias para se chegar até elas além do pagamento de taxa de visitação aos proprietários.

:: Cachoeira Santa Rosa - Rio Andorinhas ::

Localizada na Cabeceira do Sana na nascente do Rio Sana.

:: Cachoeirinha de Boa Sorte - Córrego Boa Sorte ::

Localizada no Córrego de Boa Sorte esta cachoeira é uma jóia preciosa. Única pequena queda no riacho. Também é pouco frequentada, mas de fácil acesso.

:: Complexo da Cachoeira do Segredo - Córrego São Bento ::

O Complexo possui duas maravilhosas e surpreendentes quedas d'água, a do Segredo, como o próprio nome já diz e a do Silêncio, ambas dividindo quase o mesmo espaço. Mais acima da Cachoeira do Segredo com aproximadamente 80 metros de queda d'água cristalina com trilha fácil e limpa, encontra-se uma espetacular beleza: a Cachoeira do Tamanduá, que em tempos de chuvas, pode ser visualizada do alto da Pedra do Peito do Pombo.

:: Escorrega - Córrego Peito de Pombo ::

Localizada no Rio Peito do Pombo, possui uma larga pedra que serve de escorrega natural aos visitantes, a água é clara e transparente com baixa temperatura, está cercada pela mata atlântica. Acesso por trilha aberta e sinalizada. A caminhada até a Cachoeira do Escorrega é a mais rápida e leva cerca de 20 minutos.

:: Fervedeira - Rio Sana ::

A única existente no rio Sana, no lado direito desta queda de água encontra-se um poço onde o turista pode desfrutar de uma hidromassagem natural, além de linda paisagem descendo o rio até o Poço Escuro que fica logo abaixo da Fervedeira.

:: Singela - Rio Andorinhas ::

Pequena queda d'água logo abaixo da Cachoeira das Andorinhas.

:: Recanto das Borboletas - Córrego Peito de Pombo ::

Seguindo a trilha você encontrará esta cachoeira logo após o Escorrega e é pouco frequentada pelo seu difícil acesso devido a grande variedade de pedras cobertas por limo o que as tornam escorregadias.
:: Roncadeira ou do Tamanduá - Córrego São Bento ::

Uma das mais belas cachoeiras do Sana, a "Roncadeira", situada nos Altos de São Bento com mais de 80 metros de altura, em local de difícil acesso. Só pode ser visitada com acompanhamentos de guias e pagamento de taxa de visitação. Um visual prá lá de radical. UM VISUAL SELVAGEM!
Mas não se esqueça: existem lugares no Sana que você só poderá frequentar com segurança, acompanhado por guias experientes.