Litoral de Macaé
Macaé: uma cidade que cresce de olho no futuro. A 182 quilômetros do Rio - um dos municípios que mais se desenvolveram no estado nos últimos 20 anos. A cidade está entrando em uma nova era. O município aproveita o ciclo do petróleo, responsável pelo seu crescimento, e constrói o seu futuro.
Localizada entre duas importantes capitais de Estado, Rio de Janeiro e Vitória, Macaé conta com boas estradas, malha ferroviária, um aeroporto e um porto operado pela Petrobrás. Outro setor que cresce na cidade é o turismo, tanto de negócios, como de lazer. Cercada de belezas naturais, a cidade tem um grande potencial e boa variedade de opções para os visitantes: litoral e região serrana.

:: Praia do Pecado ::

A Praia do Pecado é a continuação da Praia dos Cavaleiros até encontrar-se com a Lagoa de Imboassica, já no limite com o município de Rio das Ostras. Ideal para o surf e para o bodyboard é muito procurada também para a prática de pesca de mergulho e pesca de linha.

:: Praia dos Cavaleiros ::

A Praia dos Cavaleiros localiza-se no bairro de mesmo nome, reduto dos principais restaurantes da cidade. Ideal para o banho e para a pesca em suas várias lajes e costões. Na Praia dos Cavaleiros realizam-se as competições esportivas do FestVerão.

:: Praia Campista ::

A Praia Campista é de mar aberto e agitado, sendo muito utilizada para a pesca. Localiza-se entre a Prainha do Farol e a Praia dos Cavaleiros, muito próxima ao centro urbano.

:: Prainha do Farol ::

A Prainha do Farol tem apenas 120 metros de extensão. Quando o mar está calmo, suas águas cristalinas são um convite ao banho e também para a pesca. Nesta praia localiza-se a ruína do antigo farol de Macaé, construído em 1880, nos primeiros anos de existência do município.

:: Praia de Imbetiba ::

A Praia de Imbetiba abriga hoje o Terminal de Imbetiba, em apoio as atividades de extração de petróleo na plataforma continental. Recebe descarga de afluentes sanitários tratados do bairro Parque Valentina Miranda e da Petrobrás. É muito procurada para a prática de cooper e para passeios ao amanhecer e ao entardecer.

:: Praia de São José do Barreto ::

A Praia de São José do Barreto é um prolongamento da Praia da Barra. Recebe alguns detritos do Rio Macaé. É uma das preferidas pelos pescadores de linha. Esta praia atravessa o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

:: Praia da Barra de Macaé ::

Localiza-se na foz do Rio Macaé. Projetos de saneamento em curso devolverão a balneabilidade a esta praia.

:: Praia do Forte ::

Com apenas 180m de extensão está interditada para o banho. Vale a visita ao vizinho Forte Marechal Hermes.

:: Praia do Lagomar ::

É uma das mais piscosas do município, localiza-se a 10km da Barra de Macaé.

Fonte: Macaetur